Médica consegue na justiça o direito de usar o bônus novamente
Desistir da residência médica não é algo incomum. Muitas vezes os médicos iniciam, mas percebem que não é aquela área que querem seguir e decidem tentar outra especialização. Há também quem quer tentar mudar apenas de hospital, dentro da especialidade escolhida.
Diante destas situações, os participantes do PROVAB enfrentam problemas em vários processos seletivos, pois esses não aceitam que o bônus de 10% seja utilizado novamente pelos médicos. Esse foi o caso da médica Camila Catizani, de Belo Horizonte. Segundo Camila, apenas na justiça foi possível conseguir o direito de usar o bônus mais uma vez. Confira a entrevista:
Tudo sobre Provab - Qual foi a situação que não permitiu utilizar bônus novamente?
1) Iniciei na Residência, utilizando o bônus, porém não me identifiquei identifiquei com a Especialidade. Desisti na Comissão de Residência Médica (COREME) da Instituição, antes do fim do primeiro mês. No entanto, ao questionar nos meios de comunicação a utilização do bônus em novo concurso, me informaram não ser possível, mesmo eu não tendo concluído a Residência.
Tudo sobre Provab - Como foi possível solucioná-lo?
2)Não conheço o Dr. Caio Tirapani, pessoalmente, e até moramos em cidades diferentes. Vi em uma rede social a recomendação dele, de que o mesmo seria especialista em causas contra o Provab. Desde o princípio, antes mesmo de contratá-lo, sempre respondeu as minhas dúvidas, prontamente, por diversas vezes. Após contratá-lo, entrou com um Mandado de Segurança e conseguimos, novamente, o direito ao bônus.
Tudo sobre Provab - Como essa conquista na justiça vai afetar sua vida? O que você perderia se não fosse isso?
3) Sem dúvidas, o direito ao bônus traz uma certa segurança e alívio, com relação a disputar vagas em Residências mais concorridas, que seria o meu caso. Claro, sem me esquecer de que estudar de verdade, garante os outros 90%. No entanto, minha estadia no Provab foi conseguida a duras penas, com enfrentamento político, abandono, sem recursos mínimos de trabalho, colocando em risco minha própria saúde, longe da minha família, para que, ao final, isso tudo fosse em vão, por eu não ter me adaptado ao serviço de Residência. Se até mesmo em compra de produtos temos direito de recusa, porque não em relação à Residência, na qual entramos sem conhecer o serviço, os preceptores, o dia-a-dia da Especialidade, a qual iremos exercer pelo resto da vida. O Dr. Caio foi brilhante, tanto no atendimento, quanto no sucesso da causa. O fato dele ser especialista nesse tipo de causa com certeza impactou positivamente a meu favor
Se você também está nessa situação, procure os seus direitos. Entre em contato com a nossa equipe para que possamos orientá-lo sobre as medidas cabíveis.
Nosso site tem uma equipe de fiscalização para cumprimento das normas do PROVAB. Se você verificou qualquer irregularidade, fale com a gente que vamos verificar o ocorrido e divulga-lo em nosso site.