Dúvidas frequentes
Quando será aberto o período de inscrições para o PROVAB 2015?
Como o edital do PROVAB 2015 ainda não foi disponibilizado, ainda não temos datas oficiais.
No PROVAB 2014 o período de inscrições foi de 14 a 30 de janeiro, o que nos leva a crer que as inscrições para o PROVAB 2015 ocorrerão no início do próximo ano.
Qual a diferença entre o PROVAB e o Mais Médicos?
Os dois programas são voltados à atenção básica e têm como objetivo levar o profissional médico a localidades que não dispõem do mesmo. O valor da remuneração é o mesmo (R$10 mil) em ambos os programas.
No entanto, o PROVAB permite participação por apenas um ano e concede bonificação de 10% nas provas de residência médica, o que não se aplica aos participantes do Mais Médicos.
O processo de transferência do programa Mais Médicos para o PROVAB é feito diretamente no site http://maismedicos.saude.gov.br
Apenas médicos brasileiros natos ou naturalizados graduados no Brasil ou com diplomas revalidados e com Registro Profissional emitido pelo Conselho Regional de Medicina podem solicitar a transferência de um programa para outro.
A transferência apenas poderá ser solicitada se o município no qual se encontra o profissional estiver cadastrado nos dois programas.
Como é assegurado o acréscimo de 10% nos processos seletivos de residência médica?
Para que o médico faça jus aos 10% na prova de residência ele precisa ser aprovado com nota mínima de 7,0 e ter ficado no PROVAB por 1 ano.
A lei 12.871 dispõe que a bonificação valerá até 31/12/2018.
Existe prazo para utilizar a bonificação de 10% nos processos de residência médica?
O Ministério da Saúde informa que não há prazo para utilização da bonificação. Contudo ela apenas poderá ser utilizada uma vez e será exaurida com a matrícula em algum programa de residência médica.
Onde posso acessar os documentos comprobatórios sobre minha participação no PROVAB?
Os dois portais abaixo concentram informações sobre a atuação do médico, sendo possível obter a declaração de participação que estará disponível após a avaliação do 2º ciclo.
https://arouca.unasus.gov.br/plataformaarouca/Home.app
https://sistemas.unasus.gov.br/webportfolio/
O edital do programa de residência médica pode exigir o certificado de conclusão do PROVAB na data da inscrição?
Não. Os documentos comprobatórios apenas são exigidos ao término do processo de seleção. Assim, é descabida a exigência prévia de documentos como o certificado de conclusão. Caso o edital contenha tal previsão o candidato prejudicado deve acionar a justiça.