Bonificação de 10%
Apesar de ser um dos maiores incentivos à participação no PROVAB, a bonificação extra assegurada aos participantes não tem sido aceita por alguns programas de residência médica como SUS SP, USP, UNESP. Essa situação já foi enfrentada pela justiça de diversos estados e o vários candidatos que procuraram a justiça em ações individuais obtiveram êxito.
Apesar do próprio governo federal ter entrado com ação para fazer valer o direito para todos os participantes (ação coletiva), a decisão favorável obtida não tem sido cumprida da maneira correta e os participantes precisaram buscar individualmente o judiciário para não serem surpreendidos com o resultado final dos programas.
Por se tratar de acréscimo considerável à pontuação final do candidato, muitos têm optado por buscar individualmente perante o judiciário esse benefício, o que se provou exitoso no ano passado, uma vez que o governo não conseguiu estender esse direito a todos os participantes nos programas de residência médica que não aceitaram a bonificação.
Fica claro o jogo político nesta questão, que faz com que diversos profissionais da saúde acabem sendo prejudicados por divergências políticas.
Em caso de dúvidas, entre em contato com o nosso suporte online.